Notícias

 | 24/02/2006 14h11min

Duzentos pássaros migratórios aparecem mortos na Índia

Milhares de aves já foram sacrificadas no país

Duzentos pássaros migratórios apareceram mortos no oeste da Índia, onde esta semana foi registrado um foco de gripe aviária que colocou o governo em alerta, informou hoje a agência local de notícias PTI.

As aves apareceram mortas no lago de Gandheli, no Estado de Maharashtra, o mesmo onde fica o distrito de Navapur, onde mais de 50 mil frangos doentes morreram nas últimas semanas e centenas de milhares foram sacrificados para evitar a propagação da doença.

As autoridades regionais enviaram amostras dos pássaros migratórios ao Instituto Nacional de Virologia, para analisar se estes estavam infectados com o vírus H5N1, informou o comissário de Agricultura Animal do Estado, J.M. Doipale.

Segundo Doipale, os testes preliminares indicam que as aves morreram devido a pneumonia, mas serão tomadas todas as medidas de precaução necessárias e haverá a análise da água do lago. O governo de Mumbai, capital de Maharashtra, decidiu proibir a entrada e saída na cidade de Navapur e declarar alerta vermelho na área.

Por enquanto o governo nega que haja a confirmação de algum caso de gripe aviária em humanos, mas mantém dezenas de pessoas sob observação e enviou remédios, vacinas e equipamentos médicos à região, caso o vírus tenha sido transmitido às pessoas que tiveram contato com as aves.

Outros Estados do país também iniciaram medidas de prevenção, incluindo a vacinação e morte de milhares de animais suspeitos de ter contraído a doença.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.