| 22/02/2006 18h19min
Líderes de movimentos sociais e rurais da América Latina participarão de uma conferência sobre as opções de desenvolvimento da região que será realizada de 23 a 25 de fevereiro no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
A 55ª Conferência Anual do Centro de Estudos para a América Latina da Universidade da Flórida (UFA), em Gainvesville, tem como tema principal "Alternativas de visões de desenvolvimento: os movimentos sociais e rurais na América Latina".
Entre os expositores estão Daniel Correia, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Luis Macas, presidente da Confederação Indígena do Equador (Conaie) e Leónida Zurita, dirigente da Coordenação de Mulheres Camponesas da Bolívia. Zurita também é senadora suplente do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Evo Morales, em seu país.
Correia dissertará sobre a reforma agrária como um atalho rumo ao desenvolvimento, Macas abordará o processo de organização do movimento indígena de seu país e Zurita falará sobre a contribuição feminina para os avanços no século XXI.
O Centro de Estudos para a América Latina da UFA destacou que os movimentos sociais e rurais na região emergiram como sendo os "mais organizados e mais fortes críticos do atual modelo neoliberal de desenvolvimento da América Latina".
– Estiveram desempenhando um grande papel no Fórum Social Mundial e nos protestos e campanhas tanto no hemisfério como em nível internacional contra a Alca e a Organização Mundial do Comércio – ressaltou a instituição acadêmica.
Participarão da conferência outros líderes de grupos da Bolívia, do Brasil, da Guatemala, do México, da Nicarágua e do Peru, assim como pesquisadores e acadêmicos do Brasil, do Canadá, da Colômbia, dos EUA e do México.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.