Notícias

 | 22/02/2006 15h57min

OMS diz que gripe aviária não passa facilmente para humanos

Pacientes estão sob observação na Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que a aparição da gripe aviária na Índia faz parte de um novo "padrão de rápida expansão geográfica" da doença, embora tenha insistido que todas as evidências apontam para o fato de "o vírus não se propagar facilmente de aves a seres humanos".

A Índia é o maior dos 13 países que informaram desde o início deste mês que detectaram os primeiros casos de aves selvagens e domésticas infectadas pelo tipo H5N1 do vírus da gripe aviária, o mais perigoso à saúde humana, em seus territórios.

Os demais países são Iraque, Nigéria, Azerbaijão, Bulgária, Grécia, Itália, Eslovênia, Irã, Áustria, Alemanha, Egito e França, onde, com exceção do primeiro, não foram registrados casos humanos.

A OMS ressaltou que "até o momento poucos casos foram descobertos entre trabalhadores avícolas ou veterinários" e que, por outro lado, "quase todos os casos existentes estão vinculados a um contato próximo com aves, particularmente durante seu sacrifício".

No entanto, a organização sanitária avaliou que nenhum caso "foi vinculado ao consumo de carne de granja ou ovos", nem sequer em locais onde existem focos da doença. Sobre a expansão geográfica do mal, a OMS indicou que a situação varia de maneira importante entre os países afetados.

Assim, enquanto a Europa conta com uma adequada vigilância veterinária e a doença só foi detectada em aves migratórias e não domésticas, em países como o Azerbaijão, o Egito, a Nigéria e a Índia a gripe contagiou rapidamente animais de fazenda.

Nos dois últimos países "os primeiros casos foram detectados em grandes fazendas comerciais, onde a doença é muito visível". Na Índia "12 pacientes com febre e problemas respiratórios" no distrito de Nandurbar (estado ocidental de Maharashtra) "foram hospitalizados e estão em observação", precisou a OMS.

Outros três pacientes também estão na mesma condição em um hospital do estado vizinho de Gujarat. O resultado dos exames de laboratório desses casos deve ser divulgado esta semana. 

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.