Notícias

 | 22/02/2006 10h39min

Gripe aviária pode interferir na realização do Mundial

Doença afetou até agora na Alemanha somente aves silvestres

O diário sensacionalista alemão Bild assegura em sua edição de hoje que a Copa do Mundo de 2006 pode ser cancelado se a gripe aviária afetar humanos na Europa. O jornal baseia sua afirmação em declarações de dois políticos de segunda linha sobre o tema.

– Se seres humanos também adoecerem, não precisamos pensar na organização do Mundial – diz o analista em Agricultura do Partido Liberal (FDP), na oposição, Hans Michael Goldmann.

Caso ocorra essa situação, segundo Goldmann, ninguém seria tão louco de ir ao estádio. O analista em agricultura da União Democrata-Cristã (CDU), partido majoritário da coalizão de Governo, Franz Josef Holzenkamp, também projeta uma situação similar.

– Se o vírus se tornar muito perigoso, a prioridade é a saúde das pessoas e não o Mundial – diz Holzenkamp.

Até agora, a gripe aviária afetou na Alemanha somente aves silvestres no nordeste do país, a maioria delas na ilha de Rügen, e o plano de segurança está dirigido a evitar que o vírus alcance às aves de abate.

Os casos conhecidos de pessoas contagiadas, todas na Ásia, se devem a um contato muito estreito com animais infectados. No entanto, se teme que o vírus H5N1 possa sofrer uma mutação e a doença se torne também contagiosa de pessoa a pessoa, o que pode levar a uma pandemia de conseqüências imprevisíveis.

Atualmente, cientistas de várias partes da Europa trabalham na elaboração de uma vacina para enfrentar um cenário semelhante.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.