| 17/02/2006 12h49min
A Rússia anunciou hoje que só fornecerá armas à Autoridade Nacional Palestina (ANP) com o consentimento de Israel. O país israelense observa com receio os contatos de Moscou com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).
O ministro da Defesa russo, Serguei Ivanov, afirmou que o envio de armamento à ANP está em uma fase de estudo preliminar. A decisão definitiva só será tomada após as reuniões que serão realizadas no início de março, em Moscou, entre autoridades russas e uma delegação do Hamas. – O fornecimento de equipamentos militares à ANP poderá ser efetuada somente com o consentimento de Israel e através de seu território – disse Ivanov.A Rússia já tinha anunciado seus planos de fornecer à ANP dois helicópteros de transporte Mi-17 e até 50 carros blindados. Segundo o chefe do Estado-Maior do Exército, o general Yuri Baluyevski, os dois veículos aéreos que Moscou planeja fornecer aos palestinos não possuirão armamento e serão destinados a satisfazer as necessidades de transporte dos dirigentes da ANP.
Na opinião de Moscou, estabelecer contato com o grupo é imprescindível para evitar a degradação do processo de paz. A Rússia é o único membro do Quarteto de Madri (que também é integrado por EUA, UE e ONU) que desde o início estendeu a mão ao Hamas.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.