Notícias

 | 16/02/2006 10h40min

Hamas controlará órgãos de segurança da ANP

Subordinação está garantida na Lei Básica da Agência ao vencedor das eleições

O Conselheiro para Assuntos de Segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Jibril Rajub, disse hoje que os órgãos de segurança, comandados pelo ministério do Interior, ficarão sob o controle do Hamas. Conforme Rajub, a subordinação está determinada na Lei Básica da ANP, cujo próximo governo será formado pelo movimento islâmico Hamas, vencedor das eleições legislativas de janeiro na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental.

Trata-se do Serviço Secreto de Segurança Preventiva, da Polícia Civil e da Defesa Cidadã, órgãos sob controle do Ministério do Interior, comandado pelo Hamas.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, é o comandante supremo de todos os órgãos de segurança policiais e de caráter militar.

Rajub, ativista veterano do movimento nacionalista Fatah, disse à emissora israelense que seu Partido está disposto a fazer parte de um governo de união nacional, se a liderança do Hamas aceitar a proposta de um Estado palestino ao lado do israelense, segundo o plano de paz do Quarteto de Madri, o Mapa do Caminho.

Além disso, deverá aprovar a iniciativa do mundo árabe para a paz no Oriente Médio que, ao contrário do Hamas, reconhece Israel - sob a condição da retirada de todos os territórios ocupados na guerra de 1967 - e defende um Estado palestino independente nessas terras com capital em Jerusalém Oriental.

O jornal árabe internacional "As-Shark al Awsat", editado em Londres, informa hoje que personalidades do Fatah estão decididas a se filiar ao Hamas.

Os 132 legisladores do Parlamento palestino, dos quais 74 são representantes do movimento islâmico, tomarão posse no próximo sábado na cidade de Ramala, na Cisjordânia.

Khalil Abu Laila, integrante do Hamas, informou esta manhã que estudarão o convite do presidente russo, Vladimir Putin, para conversar com represententes do movimento islâmico em Moscou.

O convite está dirigido ao líder político do Hamas no exílio, Khaled Mashaal, residente na Síria, mas não indica a data da visita.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.