| 15/02/2006 14h34min
A Comissão Européia anunciou hoje a confirmação da presença de gripe aviária da cepa H5 em três cisnes mortos encontrados na Hungria. Amostras das aves mortas foram enviadas ao laboratório europeu de referência de Weybridge (Reino Unido), para determinar se contêm exemplares da variante H5N1, a mais perigosa e que infectou pessoas na Ásia, explicou um comunicado.
As autoridades húngaras estão pondo em prática as mesmas medidas de precaução aplicadas por outros Estados-membros da União Européia que detectaram casos confirmados de H5N1 (Grécia, Itália e Alemanha) ou suspeitos (Áustria e Eslovênia).
As medidas incluem a criação de uma área de proteção de três quilômetros em torno do local onde foram encontrados os cisnes, e de uma área de vigilância em um raio de 10 quilômetros.
Na área de proteção as aves de granja devem ser isoladas. Seu transporte ficará proibido exceto em direção ao matadouro. Fica proibido levar carne para fora da área, exceto sob condições muito restritas. Nas duas áreas as ações de biossegurança das fazendas devem ser reforçadas. Fica proibida a caça de aves selvagens e os trabalhadores da área estão sendo informados sobre a doença.
Os três cisnes mortos foram achados no condado de Bacs-Kiskun, no sul da Hungria, de acordo com o comunicado da Comissão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.