| 11/02/2006 10h38min
O ministro da Saúde da Itália, Francesco Storace, confirmou hoje em Roma a morte por contaminação de dois cisnes por gripe das aves.
– É verdade que o vírus da gripe aviária chegou à Itália. Encontramos 17 cisnes mortos na Sicília, na Calábria e em Púglia (regiões do sul) – afirmou Storace numa entrevista coletiva realizada na sede da Presidência do Governo.
Segundo fontes sanitárias, laboratórios especializados de Pádua (nordeste do país) analisaram dois cisnes reais que morreram em Catânia (sul) e cujos exames deram positivo para o vírus da gripe aviária. Porém, segundo a Secretaria de Saúde da Sicília, trata-se do vírus H5m, que afeta somente aves, e não do H5N1, que pode ser transmitido a humanos.
Conforme a secretaria de saúde siciliana, não há nada a temer e as analises em Pádua confirmarão isso.
Os dois cisnes reais chegaram ao país vindos da Rússia, numa migração comum nesta época do ano, mas que ocorre normalmente ao norte da Itália. Devido ao inverno intenso que está afetando o norte italiano, com grandes nevascas, as aves se dirigiram para a Sicília, onde o clima é mais temperado.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.