Notícias

 | 10/02/2006 17h43min

Petrobras e Bolívia devem selar acordo em fevereiro

Empresas petrolíferas desenvolverão projetos em conjunto

A Petrobras e o Ministério de Minas e Energia assinarão até o final de fevereiro um memorando de entendimentos com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e o Ministério de Hidrocarburos da Bolívia para definir uma associação em projetos de interesse mútuo.

Entre os itens do acordo está a transferência da experiência brasileira no incentivo ao uso do gás natural, por meio de conversão de veículos a gasolina e diesel para GNV, aumento do uso do produto nas residências, entre outras ações.

O memorando também irá definir como se dará a parceria nos negócios de refino da Petrobras no país, revisão de contratos de exploração e produção de petróleo e gás, biocombustíveis, distribuição de gás na Bolívia e instalação de um complexo industrial na fronteira, envolvendo a um Pólo Gás-Químico, geração térmica e produção de fertilizantes.

A estatal brasileira também vai cooperar com a Bolívia na formação de recursos humanos para a área de tecnologia de petróleo e gás. De acordo com nota distribuída pela empresa brasileira, até o final do mês o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, poderão ir até o país para assinar o memorando.

Segundo o comunicado, Gabrielli teria comemorado o resultado da reunião entre a direção da Petrobras, a YPFB e o governo boliviano. Atualmente, o gás vindo da Bolívia abastece 50% da necessidade de consumo do Brasil, com importações de 27 milhões de m3/dia feitas pela Petrobras.

A Petrobras Bolívia responde pela operação da produção dos campos gigantes de gás natural de San Alberto e San Antonio, no sul do país.

Além disso, a opera parte dos sistemas de transporte de gás natural da Bolívia para o Brasil e para a fronteira entre os dois países. Participa da empresa Transierra S.A. e opera o gasodutoYacuiba-Río Grande (GASYRG), que em conexão com o Gasoduto Bolívia-Brasil assegura o escoamento da produção de gás natural dos campos de San Alberto e San Antonio.

Para a região de fronteira de Puerto Suarez, a Petrobras garante o abastecimento local de gás através do gasoduto da sua empresa Transportadora Transmarcos S.A.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.