| 07/02/2006 14h19min
Chega a quatro o número de afegãos mortos hoje em um violento protesto contra as caricaturas de Maomé em frente a uma base da Otan no noroeste do Afeganistão. Quatro pessoas já haviam morrido na segunda em manifestações semelhantes.
Nos protesto desta terça, mais de 20 pessoas ficaram feridas, entre elas quatro soldados europeus. Grupos de manifestantes enfurecidos, armados com rifles e granadas, tentaram invadir um acampamento da Otan sob comando de militares noruegueses em Meymaneh, noroeste do Afeganistão, e foram repelidos com gases lacrimogêneos, segundo fontes médicas.
Os manifestantes mortos foram atingidos por tiros. O Exército norueguês confirmou em Oslo que dois de seus soldados ficaram levemente feridos no mesmo incidente, assim como dois militares finlandeses. Os manifestantes teriam entrado na base e queimado parte do material guardado nela.
Os protestos se espalharam hoje por várias cidades afegãs, entre elas Cabul, Jalalabad e Herat. Em Cabul, a Polícia utilizou cacetetes para reprimir violentos protestos diante da Embaixada dinamarquesa e da sede do Banco Mundial.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.