Notícias

 | 28/01/2006 01h30min

RS-040 é liberada após seis horas de tensão

Confronto entre BM e moradores e motoristas presos marcaram ato

Depois de seis horas de protesto a RS-040, que liga Viamão a Cidreira, foi liberada ao trânsito. Moradores de Viamão pedem o fim da cobrança de pedágio na praça da concessionária Univias. Esta foi a quinta sexta-feira consecutiva em que ocorreu o ato.

O saldo desta edição foram dezenas de motoristas parados no trânsito ao longo de horas, um congestionamento estimado em mais de 10 quilômetros pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e cinco pessoas integrantes do movimento contra a cobrança da taxa presas.

O clima de tensão marcou o ato. Ainda no início da noite, cerca de 500 manifestantes munidos de cartazes e gritando palavras de ordem sentaram sobre a rodovia, interrompendo o fluxo. O Batalhão de Choque da Brigada Militar acompanhou o ato.

Perto de 21h, os ânimos se exaltaram quando as luzes da praça de pedágio se apagaram. Até um caminhão de som reforçou o protesto. Às 22h, a estrada foi liberada, e circulou um boato de que as cancelas seriam liberadas para os motoristas, que não iriam precisar pagar pedágio para passar pela praça. Enquanto a maior parte dos moradores se dispersava, um grupo de cerca de 150 pessoas voltou a interromper o trânsito.

Foi um dos momentos de maior tensão. Motoristas irritados também protestaram e a PRE chegou a dizer que o tráfego na RS-040 seria fechado até 6h deste sábado, informação que não se confirmou. Moradores atearam fogo a arbustos sobre a pista e, pouco depois, se refugiaram em uma escola próxima à praça de pedágio. Somente ali alguns se renderam, outros abandonaram o local pelo pátio do colégio e, ainda, cinco manifestantes foram presos.

RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.