Notícias

 | 27/01/2006 11h26min

Bovespa segue mercado externo e abre em alta

Resultados levam bolsa paulista a bater novo recorde de pontos neste pregão

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta de 0,15% nesta sexta, com o Índice Bovespa em 38.071 pontos. Mantida a tendência de alta, a bolsa paulista bate novo recorde de pontos neste pregão. No mercado de câmbio, o dólar ampliava a baixa para 0,81%, cotado a R$ 2,210 na compra e R$ 2,212 na venda.

O bom desempenho das bolsas na Ásia e Europa é influência positiva para os negócios por aqui. O fluxo de recursos externos para países emergentes continua, o que leva os títulos da dívida externa brasileira a operar em alta. Com isso, o risco-país nacional tem baixa de 6 pontos, aos 258 pontos centesimais.

Mantida a tendência, o risco-país brasileiro atingirá novo piso histórico. O Global 40, principal título da dívida externa brasileira, opera em alta de 0,48%, cotado a 120,63% do seu valor de face.

O mercado americano deve trabalhar atento à divulgação de indicadores econômicos importantes, como o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre. Também serão conhecidos dados sobre vendas de imóveis novos naquele país em dezembro.

No cenário interno, os destaques são dois índices de inflação, ambos indicando aceleração de preços. O principal deles é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). É uma espécie de prévia do IPCA, índice utilizado pelo Banco Central para decidir sobre os juros básicos do país. A taxa ficou em 0,51% em janeiro, acima do 0,38% de dezembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe também apresentou aceleração. O indicador mostrou inflação de 0,62% na terceira quadrissemana de janeiro, pouco acima do 0,59% da segunda quadrissemana.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.