Notícias

 | 26/01/2006 15h50min

Relatório diz que gripe aviária preocupa mais que terrorismo

Documento foi apresentado em Davos

O relatório "Global Risks 2006", divulgado nesta quinta, dia 26, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, revelou que a ameaça global que mais preocupa o mundo dos negócios é a disseminação do vírus H5N1, da gripe aviária. Outras ameaças, como ataques terroristas em larga escala e a possibilidade de uma nova disparada nos preços do petróleo são consideradas perigosas, mas com pequena possibilidade de acontecer este ano, segundo o documento.

O vírus H5N1 obrigou a destruição de milhões de aves na Ásia desde 2003 e tem se deslocado cada vez mais para o Ocidente, levado por aves migratórias. Autoridades sanitárias de todo o mundo temem que o vírus sofra algum tipo de mutação que possibilite sua transmissão de pessoa a pessoa, o que poderia provocar uma pandemia e matar milhões de pessoas.

Até agora os casos humanos da doença estiveram limitados a pessoas que tiveram contado direto com aves infectadas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 83 pessoas morreram contaminadas desde 2003.

– Se o vírus puder ser transmitido entre humanos isso vai afetar a sociedade e a economia globais de uma forma sem precedentes – avalia o relatório de 22 páginas.

As mortes podem se igualar à pandemia da gripe espanhola, que matou entre 40 milhões e 50 milhões de pessoas entre 1918 e 1919. O relatório prevê ainda que cinco milhões de pessoas deverão ser contaminadas pelo HIV e pelo bacilo de Koch, da tuberculose, neste ano.

O estudo apresentado foi baseado em dados fornecidos pela Marsh & McLennan Companies, Inc., Merrill Lynch, Swiss Reinsurance Co. e the Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.