| 24/01/2006 01h09min
O Ministério da Saúde da China confirmou hoje o 10º caso de gripe aviária registrado em humanos na China. A vítima é uma mulher de 29 anos que trabalha em um mercado de aves da província de Sichuan. Segundo a informação oficial, a mulher, de sobrenome Cao, está hospitalizada em estado grave na cidade de Chengdu, capital de Sichuan.
O Ministério chinês da Saúde reconheceu que mais de 40 mil pessoas foram submetidas a observação desde que foram detectados os primeiros casos, sem que se tenha comprovado transmissão entre humanos.
O vírus, que causou a morte de 140 milhões de aves na Ásia e de 81 pessoas na Turquia, China, Camboja, Tailândia, Vietnã e Indonésia, pode se transformar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma pandemia capaz de matar milhões de seres humanos caso se mute e se transmita entre humanos.
Embora o vírus seja endêmico entre aves na Ásia há dois anos, a China não registrou casos humanos até o final de 2005, ano em que foram detectados 31 focos em aves.
O Fórum de Doadores de Pequim prometeu em 18 de janeiro US$ 1,9 bilhão em doações e empréstimos para lutar contra a doença, 20% a mais que o solicitado pelo Banco Mundial (BM), o que reflete o alarme mundial.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.