| 23/01/2006 21h05min
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou que fará referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no relatório final da comissão, que será apresentado em meados de março. Para Serraglio, o presidente sabia da existência do mensalão e esteve "muito próximo da negligência" em relação ao caso. Segundo o deputado, evidências indicariam que o esquema teria sido comandado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, então subordinado de Lula.
– Que o presidente Lula soube, todos nós sabemos que soube. Sabemos, inclusive, que, em uma das ocasiões, ele teria determinado a Aldo Rebelo que tomasse providências. Eu não tenho porque omitir isso. É um fato – afirmou o relator.
Quanto a Dirceu, Serraglio disse que o "contexto geral de dados" dá a entender que seria ele o responsável pela cooptação de parlamentares e pela nomeação para cargos segundo critérios políticos.
– Como José Dirceu praticava isso tudo, em direito, há o que se chama de "culpa em vigilando" por parte de Lula. Quem nomeia tem que vigiar – disse Serraglio.
O relator da CPI informou que o requerimento de convocação de Duda Mendonça deve ser votado ainda neste semana na comissão. Segundo o relator, há consenso entre os parlamentares da CPI sobre a necessidade de ouvir novamente o publicitário da campanha de Lula.
– Parece impossível concluirmos uma investigação como essa sem que Duda Mendonça deponha singularmente – disse ele (em agosto, o publicitário se apresentou espontaneamente, durante a oitiva de sua sócia, Zilmar Fernandes).
A viagem de membros da CPI dos Correios aos Estados Unidos, onde a comissão pretende buscar informações sobre as contas de Duda no Exterior, deverá ocorrer, de acordo com Serraglio, entre os dias 30 e 31. Somente depois da viagem os parlamentares pretendem ouvir Duda.
AGÊNCIA SENADOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.