Notícias

 | 19/01/2006 15h03min

Líder do PSB diz que momento é favorável para derrubar a verticalização

Para Renato Casagrande, partidos estão se mobilizando mais agora

Ao deixar a reunião na liderança do PFL em que foi discutida a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a verticalização nas eleições, o líder do PSB na Câmara, Renato Casagrande (ES), disse que o momento está mais favorável para aprovar a PEC do que no fim do ano. A verticalização foi instituída por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e determina que as coligações partidárias feitas na disputa presidencial sejam repetidas nas eleições nos estados e nos municípios. Para aprovar a PEC são necessários 308 votos.

– A situação melhorou. A possibilidade de derrubar a verticalização é maior hoje do que no fim do ano. Os partidos estão se mobilizando mais e melhorou também a situação do PMDB – afirmou o deputado.

A proposta deve ir a votação no plenário da Câmara na próxima quarta pela manhã. Casagrande disse que a idéia é votar a criação do Fundeb na tarde da terça, na quarta de manhã a verticalização e à tarde o projeto de lei que cria a Super-Receita.

O líder do PMDB, Wilson Santiago (PB), que também participou da reunião, disse que pediu apoio do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para derrubar a verticalização, só que o PT é contra a PEC. Casagrande afirma, no entanto, que o PT não está totalmente fechado a favor da verticalização. O líder do PSB disse que, além de seu partido, PFL, PMDB, PDT, PPS, PV, PCdoB, Prona, PTB e parte do PP são favoráveis à PEC. Ainda segundo ele, uma parte do PSDB também quer acabar com a verticalização.

O deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), ligado ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também estava na reunião. Aécio estaria apoiando o fim da verticalização.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.