Notícias

 | 18/01/2006 17h47min

Nigéria e Camarões se concentram na Copa das Nações

Fora do Mundial da Alemanha, seleções buscam recuperar prestígio

As seleções de Nigéria e Camarões chegam à disputa da 25ª edição da Copa das Nações Africanas, que começa nesta sexta no Egito, com a obrigação de conquistar o título para se redimirem da ausência no Mundial de 2006. Por outro lado, Costa do Marfim, Tunísia – atual campeã – e Gana, com passaporte carimbado à Alemanha, também têm chances de fazer um bom papel na competição.

Além disso, o campeonato será um desafio para Togo e Angola, obrigados a demonstrar se sua classificação para a Copa do Mundo foi fruto da casualidade ou o reflexo de um futebol emergente que pode ameaçar as tradicionais potências africanas. Os "Palancas Negras", apelido da seleção angolana, sempre inferiorizados no futebol por Portugal, surpreenderam a todos ao impedir os nigerianos de estar em sua quarta Copa do Mundo consecutiva.

As desconhecidas estrelas angolanas Pedro Mantorras e Fabrice Akwa – autor do gol que deu a histórica classificação ao Mundial – terão uma difícil missão contra Camarões e o surpreendente Togo no Grupo B da competição, considerado a chave da morte.

Por sua vez, os "Leões Indomáveis" chegam com sentimento de revanche e o orgulho após terem ficado fora da Copa por um pênalti perdido no último minuto da partida contra os egípcios. No país das pirâmides não estará Pierre Wome, o homem que perdeu a penalidade máxima, ainda assim Camarões apresenta um time forte, que começa com a segurança do goleiro Kameni, do Espanyol, e vai até o poder de fogo de Samuel Eto´o, atual artilheiro do Campeonato Espanhol pelo Barcelona.

Já o Togo chega ao Egito sem muitos antecedentes, mas apontado como uma das seleções que pode ser a surpresa da competição. Suas armas são o treinador Stephen Keshi e o cobiçado atacante Emmanuel Adebayor, do Mônaco francês, que foi artilheiro das eliminatórias com 11 gols.

No entanto, o grande favorito é a Costa do Marfim, uma seleção compacta cuja estrela é o atacante Didier Drogba, do Chelsea, e que é comandada pelo famoso treinador francês Henri Michel, alvo de muitas críticas durante as eliminatórias. Sob seu comando estarão vários bons jogadores como Bon Aventier, Aruna Dindane e Kolo Touré, jogador do Arsenal que é considerado um dos melhores em sua posição na Inglaterra.

A vaga dos marfinenses às quartas-de-final como primeiro de grupo parece assegurada, já que Marrocos, Egito e Líbia não parecem estar no mesmo nível.

Gana também aparece entre os favoritos nas casas de apostas, mesmo com a lesão do meio-campo do Chelsea Michael Essien, estrela do time, que está machucado. Nesta temporada, Essien se tornou o jogador africano mais caro da história. Porém, para chegar ao título a seleção conta com jogadores como Stephen Appiah, Matthew Amoah e Alexander Titi tentarão tornar Gana a primeira seleção a conquistar a competição cinco vezes.

Para isso, eles deverão superar o outro "grupo da morte", contra Nigéria e Senegal. Os senegaleses, que já surpreenderam na Copa de 2002 com nomes como Diouf, Henry Cámara e Pape Bouba Diop, surgem novamente como candidatos ao título. Além disso, a Tunísia e seus brasileiros naturalizados Francileudo dos Santos e José Clayton deve fazer um bom papel, também pensando na Copa do Mundo. Os tunisianos contam ainda com a força do técnico francês Roger Lamerre para tentar levar o bi da competição.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.