| 27/03/2002 19h51min
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, marcou o julgamento do caso Loebeling-Armando Marques para o dia 11 de abril. Na mesma data será julgado o recurso do Caxias ao Tribunal Pleno do STJD. Em ambos, o relator será o vice-presidente do STJD, Paulo César Salomão. Zveiter recebeu nesta quarta-feira, dia 27, o resultado do inquérito do auditor Marcos Basílio e acatou as denúncias.
O árbitro paulista Alfredo dos Santos Loebeling foi indiciado em quatro artigos do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol (CBDF): 216, 315, 328 e o 281, por falsificar documento. Já o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Armando Marques, vai responder pelo 285 e o 284 (dar ou prometer vantagens). Os árbitros reservas e assistentes do jogo entre Figueirense e Caxias também foram denunciados.
A tendência é que as maiores punições recaiam sobre Loebeling. Já Armando Marques, de acordo com Zveiter, deve sair ileso do julgamento.
– Não ficou caracterizada nenhuma atitude imoral de Armando Marques, o que transpareceu é que, para evitar uma confusão, ele criou uma outra – afirmou o presidente do STJD.
No inquérito, foi apurado que houve seis ligações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o Figueirense, duas delas de Armando Marques. O inquérito foi aberto para apurar denúncia de Loebeling contra Armando Marques. O árbitro acusou Marques de o ter pressionado a relatar na súmula que a invasão a campo de torcedores do Figueirense tinha ocorrido depois do fim do jogo.
A partida, válida pela última rodada da Série B do Brasileirão 2001, foi disputada no dia 22 de dezembro no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Em jogo, estava uma das duas vagas à Primeira Divisão. O alvinegro catarinense vencia por 1 a 0, quando a 1min10s do fim parte da torcida invadiu o campo.
Em julgamento realizado na semana passada, o STJD considerou que a invasão foi festiva e confirmou o Figueirense na Série A deste ano. O Caxias recorreu ao Tribunal Pleno. A outra vaga é do campeão da Segundona, o Paysandu.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.