Notícias

 | 15/01/2006 11h32min

Menina morre na Turquia com sintomas de gripe aviária

FAO advertiu que a doença pode tornar-se endêmica no país

Uma menina de 12 anos morreu na Turquia com sintomas de gripe aviária, informou hoje, domingo, a rede de televisão local CNN-Turk. Se a causa da morte for confirmada como a variante H5N1 do vírus, ela se transformaria na quarta adolescente a morrer na Turquia desde que há três semanas foi detectado no país um surto de gripe aviária em humanos.

A menina, identificada como Fatma Ozcan, foi internada dias atrás no Hospital Universitário de Van, no leste do país, o mesmo em que os outros três adolescentes morreram. Fontes médicas do centro disseram à CNN-Turk que hoje à tarde será emitido um comunicado oficial.

Desde que no final do ano passado o surto de gripe aviária foi identificado na Turquia -o primeiro mortal longe do sudeste asiático- a preocupação tomou conta do país e dos Estados vizinhos, alguns dos quais fecharam suas fronteiras.

Centenas de 15 casos, três dos quais -três irmãos de 15, 14 e 11 anos- terminaram em morte. Os adolescentes, membros da família Kocyigit, tinham estado em contato direto com uma ave de curral morta de maneira repentina no pátio de sua casa.

Um quarto criança da mesma família respondeu positivamente ao tratamento e recebeu alta nesta semana, da mesma forma que outras três pessoas internadas.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) enviados à Turquia confirmaram que o surto está controlado e que não existem indícios de que se transmita de humano para humano. No entanto, a FAO advertiu que a doença pode tornar-se endêmica no país.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.