Notícias

 | 11/01/2006 17h32min

Estiagem também afeta varejo no Oeste de Santa Catarina

Falta de chuva que prejudica as plantações já compromete as vendas

A estiagem que afeta as plantações no Oeste de Santa Catarina também começa a refletir nas vendas do varejo. Como a economia da região depende da agricultura, as perdas consecutivas na lucratividade dos produtores retraíram a atividade comercial nos municípios.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) Rudolfo Auffinger os agricultores ainda não se recuperaram das perdas na safra 2004/2005 e estão sem dinheiro para gastar além do básico para a subsistência.

– Ninguém se anima a comprar um produto de alto valor para não contrair dívida – explica ele. Apesar da temporada de verão ter recém começado, algumas lojas da região já estão antecipando promoções. Auffinger destacou que as liquidações feitas com descontos de até 70% em grandes redes devem ser vistas com cautela.

Segundo estimativas do Centro de Estudos de Safras e Mercados (Cepa), a falta de chuva causou até agora R$ 240 milhões de prejuízos ao setor agrícola catarinense. Cerca de 17% da produção de milho, soja e feijão da safra 2005/2006 está comprometida.

Diário Catarinense
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.