Notícias

 | 10/01/2006 10h23min

Empresa vende capacetes nazistas à torcida holandesa

Modelo desenvolvido tem a cor laranja e mensagens para a seleção do país

Uma empresa holandesa já pensa em faturar com a Copa do Mundo da Alemanha. A Free Time Products está vendendo capacetes – do mesmo modelo usado pelos nazistas – na cor laranja, a cor da seleção holandesa, em que estão escritos slogans como "Ao ataque", "Vamos lá" e "Venha, Holanda, venha".

A empresa oferece o produto pela internet, e seu design reproduz o que era empregado pelos soldados alemães na Segunda Guerra Mundial. A empresa vendeu 15 mil unidades em menos de duas semanas, a um preço de 4,95 euros cada um, informa a empresa em seu site, www.helmpje.nl.

Os autores da idéia afirmam que se trata de uma piada que tem por objetivo estimular os jogadores holandeses e provocar os alemães, e acrescentaram que até agora não receberam muitos comentários negativos.

– O capacete é um produto lúdico e não tem significado político – especificou a empresa, segundo a qual a Segunda Guerra Mundial terminou há 60 anos e a maioria dos alemães já não tem nada a ver com aquela geração que apoiava Hitler.

No entanto, a Federação Holandesa de Futebol já deu a entender que a comercialização desse capacete não é um sinal de bom gosto, assinalou a agência holandesa ANP.

– Infelizmente, não podemos empreender ações jurídicas, porque não há símbolos nem slogans protegidos nos capacetes – lamentou o porta-voz da federação.

O clube oficial de torcedores da seleção holandesa também se distanciou da iniciativa, ao dizer que não tem nada a ver com o futebol e esclareceu: – nós queremos a amizade, e não evocar a guerra.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.