| 22/03/2002 13h34min
Modernizar e dar mais segurança ao sistema financeiro foram os motivos apontados pelo presidente do Banco Central, Armínio Fraga, para a criação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro. Na palestra de abertura de seminário que se realiza na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Fraga disse que o sistema – que entrará em vigor no dia 22 de abril – dará tranqüilidade à sociedade, porque terá uma série de mecanismos de proteção, como liquidação em tempo real e câmaras de compensação.
Segundo o presidente do Banco Central, atualmente parte dos riscos relevantes do sistema financeiro é transferida para o Erário.
– Nós tínhamos um sistema em que situações de risco, como a quebra de um banco, acabavam criando problemas em cadeia. Com o SBP os riscos estarão distribuídos para empresas que tenham a capacidade e o dever de lidar com eles –, afirmou.
Fraga informou que cartilhas explicativas sobre o novo sistema estarão disponíveis na rede bancária no mês de abril, contendo respostas para as perguntas feitas à Central de Atendimento do BC, que registrou 600 mil atendimentos em 2001 sobre a questão. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.