| 25/12/2005 14h16min
Assim como Pelé Eterno em 2004, vem aí um filme sobre Ronaldinho. A família Moreira está em fase final de negociações com a rede estatal japonesa NHK para a realização de um documentário de uma hora sobre a vida do melhor jogador do mundo. O programa vai ao ar em maio de 2006 em TV aberta e fechada, dias antes do início da Copa do Mundo da Alemanha.
O fato de Assis ter jogado um ano no Japão ajudou nas conversas. O irmão e cérebro da carreira do camisa 10 da Seleção sabe da seriedade e da abrangência da NHK, uma potência do outro lado do mundo, que pode ser sintonizada no Brasil.
– Confesso que fiquei sensibilizado. Eles lembravam detalhes da minha passagem pelo Japão que nem eu lembrava – admitiu Assis.
Nos meses de janeiro e fevereiro, equipes serão deslocadas de Tóquio para Barcelona e Porto Alegre, a fim de dissecar a trajetória do garoto criado na Vila Nova. O diretor do documentário, Toru Shimojima, já esteve duas vezes em Porto Alegre. Conversou com Assis em um hotel da zona sul da Capital. Conferiu algumas prováveis locações, como o condomínio particular construído na Cavalhada e a antiga casa do bairro Guarujá, hoje convertida no escritório no qual Assis pilota a carreira de Ronaldinho e dos jogadores dos quais é empresário. Quis conhecer até o Beira-Rio, estádio de Dunga, um ídolo na terra do sol nascente.
Em uma segunda visita, já com o contrato praticamente acertado, o diretor fez uma análise minuciosa do Olímpico. Shimojima conheceu as instalações das categorias de base para ver os caminhos que formaram Ronaldinho. Cumprimentou dona Diva, a cozinheira predileta do craque. Quis andar também pela Vila Nova, bairro no qual o filho da dona Miguelina participou das primeiras peladas na infância. Não faltou nem tirar foto do campinho de areia onde jogava o Periquito FC, time da adolescência.
– Ele idolatra a mãe e o irmão. Esse tipo de relação respeitosa com os mais velhos faz parte da nossa cultura e o identifica com o povo japonês, mesmo sendo de tão longe – explicou Shimojima.
Craque gaúcho virou celebridade no Japão
Ronaldinho é mania no Japão. Desbancou com dribles e gols a pinta de galã do inglês David Beckham na preferência dos fãs asiáticos. As revistas especializadas de futebol o estampam na capa com freqüência. Virou celebridade. Em setembro, as 160 páginas da edição de outubro da World Soccer Graphic trouxeram Ronaldinho como estrela de uma reportagem especial sobre os maiores jogadores dos últimos 50 anos na Europa. Em maio passado, a Soccer Digest publicou 11 fotos para descrever a execução de um drible.
De acordo com Lisa Abuno, da América do Sul Produções, empresa brasileira contratada para trabalhar parceria com a NHK, a escolha do gaúcho de 25 anos para estrelar o filme decidiu-se por motivos que vão além do talento.
– No Japão, os torcedores escolhem ídolos pelo que eles são, e não apenas pelo que eles têm ou conquistam. O Ronaldinho nunca deixa de sorrir para uma criança ou se vê envolvido em escândalos – explicou Lisa.
Além de Ronaldinho, outros dois filmes serão realizados pela NHK. Um sobre Zico, técnico da seleção japonesa, e outro com brasileiros que jogam na Europa, destacando a polêmica brasileira acerca do quarteto mágico de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano. Para os japoneses, que sonham com um jogador capaz de fazer em campo 10% do que cada um destes é capaz, tal discussão é surreal. Ronaldinho terá um filme inteiramente seu. É a primeira grande jogada de 2006 do craque.
DIOGO OLIVIER / ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.