Notícias

 |  hmin

Governo quer acabar com isençao de IR da poupança

Os ganhos em caderneta de poupança poderão ser tributados, ainda neste ano, com alíquota de 20% do Imposto de Renda (IR), como acontece hoje com os investimentos em renda fixa e variável. Os estudos para tributar a poupança foram confirmados na sexta-feira, dia 15, pelo Ministério da Fazenda.

A medida poderá ser anunciada já em abril, mas sofre forte oposição dentro e fora do governo. A tributação da poupança é considerada impopular, especialmente em um ano eleitoral. Com o fim da isenção do IR sobre a rentabilidade da poupança, a aplicação passaria também a ter um rendimento maior. Uma das idéias seria elevar o rendimento para 7,5% ao ano mais TR, ao invés dos 6% ao ano mais TR de hoje.

Com isso, os financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) também ficarão mais caros, pois têm a mesma correção da poupança. Para compensar, o governo deverá permitir que os mutuários da casa própria possam deduzir o IR pago das prestações.

Com esse novo modelo, o governo espera sepultar de vez o velho Sistema Financeiro da Habitação (SFH), fazer deslanchar o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e tirar da estagnação o setor da construção civil. Para uma média de 80 mil novas habitações a cada ano, no passado, atualmente são apenas 30 mil.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.