Notícias

 | 25/12/2005 18h10min

Livro contesta 80 anos de plantio da soja no RS

Data do primeiro cultivo é motivo de controvérsia

Desta vez não são a baixa cotação da soja e a transgenia que despertam discussões no berço da oleagionosa no Brasil. Na região de Santa Rosa, quando o assunto é soja, até a data dos primeiros plantios vira polêmica.

É o que ocorre agora, com o lançamento de um livro que questiona os 80 anos da primeira produção de soja no país, festejados em 2004. Para o autor de Soja – Sua Fantástica História, o aposentado Willy Klaus, a oleaginosa foi disseminada há 74 anos, e as sementes pioneiras não vieram dos Estados Unidos em 1923, mas sim da Austrália, em 1931. Durante a Fenasoja, realizada em 2004, outra publicação, Soja – 80 anos de Produção – 1924 a 2004, foi lançada para comemorar a data.

– Foi em 1931 que a soja entrou aqui para ficar. Antes, só houve pequenas iniciativas – diz Klaus, que foi o primeiro presidente da Fenasoja.

De acordo com a pesquisadora Teresa Christensen, uma das autoras do livro dos 80 anos, a obra recém-lançada está sendo contestada. Um homem a procurou com documentos para contradizer Klaus. Segundo ele, seu pai já exportava soja em 1934 para Inglaterra, o que significaria que em apenas três anos de plantio seria difícil se obter uma produção suficiente para o mercado externo.

ZERO HORA

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.