Notícias

 | 22/12/2005 00h53min

Chávez elogia colegas latinos que criticaram EUA

Presidente da Venezuela deu apoio a Vicente Fox e a Evo Morales

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aplaudiu nesta quarta seu colega do México, Vicente Fox, por condenar o projeto dos Estados Unidos de levantar novos muros na fronteira, e também ofereceu seu apoio à Bolívia contra os EUA, que já teriam "começado com suas ameaças".

Chávez, que recentemente qualificou Fox de "filhote do império", o que reduziu a relação diplomática bilateral a encarregados de negócios, disse hoje ter visto nesta semana, na televisão, um presidente do México "firme".

– Reconheço-o e o aplaudo, reivindicando respeito à dignidade do povo mexicano – disse Chávez em uma transmissão televisiva.

–Porque os indignos que governam nos EUA vão levantar outros muros (...); eles, que falam de liberdades, de livre comércio, vão fazer não sei quantos muros (...) e vão a aumentar as unidades militares e policiais na fronteira com o México, para frear a imigração – completou o presidente venezoelano.

Segundo Chávez, o projeto americano também significa o não reconhecimento, como americanos, dos filhos de mexicanos ilegais nascidos nos EUA, "uma coisa horrível (...), outra imoralidade do império".

Chávez não se referiu à crise iniciada em uma recente cúpula, quando o presidente mexicano louvou o projeto comercial americano para o continente, o que motivou as palavras depreciativas de Chávez.

Sobre a Bolívia, Chávez voltou a felicitar a seu amigo e virtual próximo presidente Evo Morales por sua vitória eleitoral do último domingo e criticou os representantes do Governo americano por já terem começado "com suas ameaças".

– Evo – falou como se tivesse Morales em sua frente –, a Bolívia toda nos apoiará e nos acompanhará no processo que agora se inicia para enfrentarmos o que houver para enfrentar.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.