| 20/12/2005 10h10min
Depois de nove altas consecutivas o dólar à vista abriu em baixa de 0,71% nesta terça, cotado a R$ 2,363 na compra e R$ 2,365 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros têm uma pequena alta e o risco-país cai 2 pontos, para 315 pontos centesimais.
A queda do dólar está relacionada à redução da oferta de contratos de swap reverso do Banco Central. A autoridade monetária vinha ofertando diariamente 12.500 contratos, mas nesta terça vai oferecer 8.300. Na prática, o leilão de swap reverso equivale a uma compra de dólares pelo BC no mercado futuro.
O mercado está à espera de uma trégua nas compras agressivas feitas pelo BC. A expectativa era de que esses leilões fossem interrompidos neste início de semana, poucos dias antes do Natal.
Entre os destaques do dia estão os índices de inflação. O IPC-Fipe apontou taxa de 0,18% na segunda quadrissemana de dezembro, a mesma registrada na primeira quadrissemana. Na segunda prévia de novembro, a inflação pelo IPC-Fipe havia ficado em 0,53%. Também será conhecida a segunda prévia do IGP-M do mês. No mercado americano, o destaque é a inflação no atacado em novembro, medida pelo índice de preços ao produtor (PPI, em inglês).
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.