Notícias

 | 19/12/2005 19h42min

Estiagem afeta rios e cascatas no Oeste de SC

Alguns municípios enfrentam racionamento de água

A falta de chuva já está afetando rios e cascatas na região Oeste de Santa Catarina. Em Chapecó, a Cascata da Gruta, localizada na Sede Trentin, está sem água pela segunda vez neste ano.

De acordo com o secretário da Agricultura do município, Ricardo Lunardi, 20 propriedades estão sendo abastecidas por caminhões da prefeitura. O volume chega a 60 mil litros por dia.

Lunardi está preocupado com as perdas na agricultura que aumentam a cada dia. As máquinas da prefeitura trabalham na ampliação de reservatórios para enfrentar uma provável estiagem.

Segundo o observador meteorológico do Centro de Pesquisas da Agricultura Familiar da Epagri de Chapecó, Francisco Schervinski, a última chuva forte no município ocorreu em 27 de outubro, com 80 milímetros.

Em novembro, choveu apenas 72 milímetros para uma média história de 167,5 milímetros. Este mês foram apenas 26,9 milímetros, 14% da média, que é 172,9 milímetros.

Schervinski disse que há previsão de chuva para o próximo sábado, mas a tendência é de volumes abaixo da média histórica nos próximos meses.

No município de Peritiba, os rios Formiga e Veado reduziram a vazão e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) tem que buscar água no lago de Itá. Ainda assim, o racionamento continua.

De acordo com o gerente regional da Casan de Concórdia, Norberto Farina, o fornecimento ocorre durante três horas pela manhã e três horas à tarde.

Em Presidente Castelo Branco o racionamento foi descartado momentaneamente, mas em Jaborá há risco de corte no fornecimento nos próximos dias.

Em Coronel Freitas os rios Taquaruçu e Xaxim estão com a vazão reduzida, segundo o secretário da Agricultura, Roberto Cordazzo. O município está transportanto água para 12 propriedades.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.