Notícias

 | 18/12/2005 11h30min

Colégios eleitorais são abertos na Bolívia

Mais de 3,6 milhões de eleitores escolherão novo presidente

Os colégios eleitorais abriram hoje suas portas às 8h (10h de Brasília) para as eleições gerais na Bolívia. Mais de 3,6 milhões de bolivianos elegerão presidente, vice-presidente, 130 deputados, 27 senadores e, pela primeira vez, os governadores dos nove departamentos do país.

No ato de abertura, na Corte Nacional Eleitoral (CNE), o presidente Eduardo Rodríguez pediu ao povo boliviano que dê um exemplo digno que os faça sentir orgulho de sua livre decisão no pleito.

– Estamos sob os olhos do mundo, demos um exemplo digno, em casa e para fora, que nos faça sentir orgulhosos de nossa livre decisão – assinalou.

Cerca de 26 mil militares e 24 mil policiais estão em ação em todo o território boliviano para resguardar as 121.119 mesas eleitorais dispostas para o pleito. Os colégios eleitorais devem funcionar por oito horas, quando as uirnas serão fechadas para a apuração.

Na Bolívia o voto é obrigatório sob risco sanções econômicas e até de privação de liberdade para os infratores. Mais de 200 observadores internacionais supervisionarão o pleito, A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviou 166 observadores, segundo o chefe da missão deste órgão, o colombiano Horacio Serpa.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.