Notícias

 | 14/12/2005 12h19min

China vê vitória inicial contra gripe aviária em animais

País identificou 30 focos da doença em animais em 11 províncias

O ministério chinês de Agricultura considerou hoje que conseguiu uma "vitória inicial" em seus esforços por conter o vírus da gripe aviária H5N1 em aves, embora tenha reconhecido que existe a possibilidade de surtos esporádicos, durante uma entrevista coletiva concedida em Pequim.

Neste ano, a China identificou 30 focos de gripe aviária em aves de 11 províncias, que afetaram 158,2 mil animais, com 151,2 mil mortos, e outros 22,22 milhões de exemplares foram sacrificados como parte das medidas para prevenir a propagação do vírus.

O diretor-geral do Escritório de Saúde Animal do Ministério de Agricultura, Jian Youlin, reconheceu no entanto que "ainda existe a possibilidade de surtos esporádicos neste inverno ou na próxima primavera", pois "ainda enfrentamos grandes desafios".

Jian citou vários motivos pelos quais o risco se manterá nos próximos meses, os mais freqüentes para a incidência do vírus da gripe em geral (inverno no hemisfério norte).

Não só muitos pássaros migratórios continuam estabelecidos no sul da China, onde a epidemia poderia voltar a se contagiar de outras partes de Ásia, mas inclusive dentro do país aumentará o risco com a chegada do ano novo chinês (no final de janeiro).

"É uma época em que a gente viaja longas distâncias com animais para celebrar a Festa da Primavera" em suas cidades de origem, explicou Jian, o que aumenta as possibilidades de contágio.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.