| 08/12/2005 15h33min
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, agradeceu hoje o "grande apoio" dos presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para que a Venezuela possa entrar como membro pleno no Mercosul após "sete anos de espera".
– Estamos onde devemos estar, e chegamos onde devemos chegar – afirmou Chávez em Bolívar, uma pequena localidade a 95 quilômetros de Montevidéu que o chefe de Estado venezuelano visitou hoje, junto com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.
– Estamos há sete anos esperando por este momento – disse Chávez, que chegou hoje a Montevidéu para participar amanhã da cúpula presidencial na qual será formalizada a incorporação de seu país ao Mercosul – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O presidente venezuelano agradeceu "o grande apoio dos presidentes" do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva; da Argentina, Néstor Kirchner; do Paraguai, Nicanor Duarte; e de seu "amigo", o uruguaio Tabaré Vázquez.
– Sem o esforço dos quatro presidentes não seria possível a entrada da Venezuela no Mercosul – disse.
Na Venezuela, "olhamos e navegamos para o sul", disse Chávez, pouco após inaugurar uma ponte-chave para a vida do povoado de Bolívar, assim chamado em homenagem ao libertador Simón Bolívar.
Uma vez formalizado amanhã o início do processo de entrada da Venezuela no Mercosul, começará um período de negociação, que os técnicos calculam que levará um ano, para que a Venezuela cumpra as normas e disposições do Mercosul.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.