Notícias

 | 06/03/2002 07h54min

Pilotos e direção da Varig reúnem-se nesta quinta

O que poderia ser o início de uma reaproximação serviu para acirrar ainda mais a crise entre os pilotos e a direção da Varig. Nessa terça, dia 5, no Rio, comandantes e co-pilotos retiraram-se da reunião com o presidente Ozires Silva, depois de o executivo afirmar que não reconhecia mais a Associação de Pilotos da Varig (Apvar). Dois novos encontros devem ser realizados em São Paulo, hoje, e Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 7.

A crise nas relações entre a Apvar e a direção da Varig começou quando a entidade decidiu pelo Movimento de Ação Industrial, também chamado de operação-padrão, em 2 de fevereiro. O movimento tenta pressionar a diretoria da Varig a retomar as negociações com os pilotos, suspensas desde o final de dezembro. A Apvar reivindica desde livre acesso a informações sobre a situação da companhia até questões como definição do Plano de Participação por Resultados (PPR). Segundo a Apvar, participaram da reunião de ontem no Hotel Glória, no Rio, cerca de 200 pilotos.

A Varig, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as reuniões demonstram a boa vontade da empresa em negociar, e que apenas uma parcela dos pilotos presentes não permaneceu no encontro. Na sexta-feira, dia 8, o Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB), que dirige a holding FRB Participações, controladora do Grupo Varig, fará uma assembléia extraordinária para definir parcerias estratégicas ou mesmo venda de ativos da companhia que a auxiliem a superar a crise financeira.

O que pode se transformar em um empecilho para futuros negócios envolvendo a Varig é a representação da Apvar encaminhada à Procuradoria de Justiça de Prefeitos e Fundações do Ministério Público Estadual (MP). A associação questiona alterações estatutárias realizadas na FRB há dois anos, e que, segundo a Apvar, serviram para prejudicar a Varig, em favor de subsidiárias do grupo, como a Rio Sul. O procurador Luiz Carlos Ziomkowski receberá amanhã quatro curadores da FRB para tratar do assunto. Segundo ele, a conversa foi solicitada pelos curadores da FRB.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.