| 06/12/2005 19h50min
Após quase dois meses de dúvida sobre os focos de aftosa no Paraná, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou nesta terça, dia 6, a existência da doença no Estado, no município de São Sebastião da Moreira.
Segundo o secretário de Defesa Nacional Agropecuária, Gabriel Maciel, dos 2.212 animais analisados, 200 teriam vindo de Eldorado, em Mato Grosso do Sul. Desses, 44 reagiram ao teste sorológico feito pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Porto Alegre.
– Exames através de sorologia apresentaram sinais da infecção – disse Gabriel Maciel.
Segundo o secretário, a confirmação não muda a avaliação internacional do Estado, já que mesmo sem a confirmação do foco a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já considerava o Paraná como área infectada desde o anúncio das primeiras suspeitas.
Apesar da confirmação os testes vão continuar nos outros quatro municípois que estavam sob interdição desde a suspeita – Loanda, Maringá, Grandes Rios e Amaporã.
O Ministério da Agricultura informou que o número de animais a serem sacrificados vai depender do governo do Paraná.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.