| 03/12/2005 10h39min
Uma mulher de 25 anos se tornou a oitava vítima mortal da gripe aviária na Indonésia. A informação foi divulgada neste sábado, dia 3, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os exames feitos na paciente pelo laboratório de Hong Kong, referência da OMS na coordenação internacional do combate ao H5N1, comprovaram o diagnóstico de pesquisadores locais que apontavam que a falecida portava o vírus causador da doença.
– Os resultados do laboratório de Hong Kong deram positivo – disse Hariadi Wibisono, funcionário do Ministério da Saúde.
A vítima, de Tangerang, província próxima a Jacarta, morreu esta semana após ficar internada por vários dias em um hospital da capital indonésia. Ela teve contato com aves de criadouro contaminadas.
O vírus H5N1 apareceu na indústria avícola indonésia no final de 2003. Desde então, se espalhou para 23 das 33 províncias do arquipélago, causando a morte de 9,5 milhões de frangos. Em julho o vírus infectou seres humanos. Em seis meses 13 pessoas contraíram a doença.
Além da Indonésia, o Vietnã, Tailândia, Camboja e China também registraram vítimas humanas da gripe aviária até agora. A OMS recomendou fortes medidas de controle para frear a expansão do vírus, que já chegou à Europa, e reduzir as chances de que sofra mutação e possa se transmitir entre pessoas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.