Notícias

 | 02/12/2005 20h34min

Meirelles nega que BC tenha questionado dados sobre o PIB

Presidente diz que resultado deve-se a combinação de fatores desfavoráveis

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, negou hoje que alguns diretores da instituição tenham questionado os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o desempenho da economia no terceiro trimestre. Segundo informações que circularam no mercado e em alguns jornais, o diretor de política econômica do BC, Afonso Bevilaqua, teria chegado a afirmar que haveria erro nos cálculos do PIB.

– Eu estive presente em uma reunião de diretores do BC com analistas de mercado e eu não ouvi este comentário sobre os números do IBGE. Então eu não sei de onde surgiu esse comentário mas certamente nenhum diretor do BC expressou essa opinião porque eu estava presente e ouvi – disse Meirelles hoje.

Sobre os números da economia no terceiro trimestre, em que houve retração de 1,2% no PIB, Meirelles reafirmou tratar-se do resultado de uma combinação de fatores desfavoráveis.

– Nossa análise mostra que houve uma série de fatores que influenciaram o comportamento da economia. Houve um efeito de política monetária no seu trabalho importante e vital para o país, de trazer a inflação para a trajetória de metas. Houve também uma questão importante em relação às expectativas. Isto é, a incerteza política trazida pela crise fez com que muitas empresas deixassem de fazer suas encomendas, atrasassem isso. Portanto, houve um replanejamento de estoques, postergando compras, principalmente de (bens) duráveis – disse.

Sobre os fatores que explicam o resultado ruim do PIB, o presidente do BC acrescentou que houve ainda a questão agrícola das commodities, que apresentaram queda de produção no semestre mas, segundo ele, isso não afetará o resultado do ano. Meirelles reiterou sua confiança em que a trajetória de crescimento está assegurada.

– Nós estamos tendo um crescimento todo ano, mesmo com um ano sendo mais baixo, outro ano será um pouco mais alto. E nós estamos trabalhando para que esse crescimento seja cada vez maior. É isto sim, asseguro, que está acontecendo, uma continuação do aumento do emprego, como já está acontecendo este ano, aconteceu o ano passado e vai se repetir no próximo –disse.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.