| 25/11/2005 11h56min
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Nelson Jobim, teria avisado extra-oficialmente a cúpula do PMDB que admite deixar o Supremo em 2006 para disputar a Presidência. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Jobim teria explicitado o desejo em um jantar de líderes de partidos no Senado na última quarta, em Brasília.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) avaliou antes do encontro que a disputa entre o PT e o PSDB poderia favorecer uma candidatura alternativa, especialmente a de Jobim pelo PMDB. Jobim, que era filiado à sigla até virar ministro do STF, concordou com a tese e não descartou seu nome. O jornal argumenta que, pelo argumento de Jucá, PT e PSDB iriam radicalizar a campanha, tendo como base acusações mútuas de corrupção, abrindo espaço para uma terceira via. Desta forma, Jobim seria uma espécie de “contraponto ético" e atualmente fora dos meios políticos, que estão com popularidade descendente.
A cúpula da sigla aliada ao Planalto já teria informado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não tem condições de garantir o apoio do partido à reeleição e que trabalha por uma candidatura própria. Já se apresentaram também como pré-candidatos pela legenda à Presidência do República o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e o atual governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.