| 24/11/2005 15h01min
Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo de Dirceu no Conselho de Ética, declarou que está pronto a retirar o depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo, do parecer. Ele disse, contudo, que isso depende da interpretação do voto do ministro Cezar Peluso. Júlio Delgado disse que o ministro votou pela continuidade do processo, mas defendeu que o testemunho fosse suprimido, pois foi interpretado como sendo de acusação. Já o Supremo contou o voto dele como sendo favorável a Dirceu, provocando um empate na votação.
– Essa é a minha defesa no Conselho de Ética hoje de manhã. Eu posso manter o relatório para ser lido em plenário, com exceção dessa parte, no próximo dia 30 – disse o parlamentar.
Na tarde de quarta, cinco ministros do STF votaram por mudanças no relatório que pede a cassação de Dirceu e outros cinco ministros foram contra. Votaram pela rejeição de todas as quatro alegações de irregularidade feitas por Dirceu o relator Carlos Ayres Britto e os ministros Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Carlos Velloso e Gilmar Mendes. A favor de Dirceu votaram Marco Aurélio Mello, Eros Grau, Celso Melo e o presidente, Nelson Jobim.
O ministro Cezar Peluso aceitou o argumento de que houve irregularidade porque uma testemunha de acusação foi ouvida após as testemunhas de defesa. No depoimento, Kátia Rabelo afirmou que o empresário Marcos Valério era um facilitador de negócios do banco com o governo, e que teve três encontros com Dirceu quando ele ainda era ministro, todos intermediados por Valério.
Durante a entrevista, Delgado descartou que tenha havido atropelo em relação ao caso. Ele declarou que o ex-ministro José Dirceu foi três vezes ao Supremo Tribunal Federal e três vezes à Comissão de Constituição e Justiça.
– Cabe lembrar que a Comissão de Constituição e Justiça aprovou por unanimidade que a questão da inversão das testemunhas, que foi colocada pelo impetrante no mandado de segurança, não trouxe prejuízo para o processo – disse.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.