| 24/11/2005 12h27min
O 7º Jet Waves World Championship tem início nesta sexta, na praia da Vila, em Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina. O evento também é válido pela quinta e última etapa do Campeonato Mundial de Jet Ski em Ondas. (Jet Waves) e Copa das Nações. A competição reúne pilotos da França, Itália, Espanha, Portugal, Uruguai, África do Sul, Estados Unidos, Áustria, Alemanha e Brasil.
As categorias são Stand-up Amador, Sit-Down Open Profissional/Amador e Stand-up Profissional. As baterias têm duração entre cinco e oito minutos, com dois pilotos se apresentandi simultaneamente. Os juízes vão conceder até 20 pontos por bateria, sendo 10 pontos para manobras de surfe e 10 pontos pela performance de saltos e manobras.
Nos critérios dos juízes, serão levados em conta a amplitude – considera-se a altura, tamanho ou extensão da manobra, salto, pulo ou descida da onda; grau de dificuldade – considera-se a complexidade a extensão da manobra, o pulo ou a descida da onda; e impressão geral – é levada em consideração a performance geral, autenticidade, valor criativo da manobra, salto ou descida.
Até 2004, o título mundial era decidido em apenas uma etapa. A partir desse ano, o campeonato teve outras quatro etapas que foram realizadas nos seguintes locais: Peniche, em Portugal: Zarautz, na Espanha; Montalivet, na França e Oceanside, na Califória (EUA). Em Imbituba ocorre a grande final. Além de lutar pelo título do Mundial, os pilotos também tentam conquistar a Copa das Nações para seus países. Nesta disputa, o país campeão será aquele que fizer mais pontos, na somatória de todos seus respectivos pilotos.
O Brasil já foi campeão em cinco oportunidades na categoria Stand Up Profissional – três com Ivo Sehn Neto e duas com Alessander Lenzi – e tenta manter essa hegemonia. A luta pelo título está entre o francês Pierre Maixent, que soma 86 pontos, e Sehn, com 74.
Na categoria Sit-Down Profissional, o título está definido em favor de Jimmy Visser, da África do Sul, que venceu as quatro etapas anteriores. O brasileiro Carlos Eduardo Nunes é outro destaque da categoria. Ele está em terceiro na classificação e vai brigar pelo vice-campeonato com o francês Pierre Maixent.
A disputa também promete ser boa na categoria Stand Up Amador e o Brasil conta com a participação de nomes importantes. O paranaense Everson Prodocimo, terceiro colocado no Mundial de Jet Ski em 2004, na categoria Freestyle Amador, é uma das esperanças de vitória. O carioca Webert Hipólito, campeão brasileiro de Freestyle Amador, treinou mais de um mês com James Visser, no Rio e está muito bem preparado. Seu conterrâneo Leonardo Caldocelli e os catarinenses Rodrigo Vieira e Antônio Pruner Jr. realizaram um período de treinos intensivos e esperam garantir bons resultados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.