| 22/11/2005 16h31min
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara que a queda da cotação do dólar é resultado do processo de melhoria que o país vem passando e do crescimento das exportações:
– Nos últimos três anos, o Brasil melhorou em todo os sentidos e, em todos os países do mundo, quando o país melhora o câmbio aprecia. Houve melhora do setor exportador, com vendas as externas aumentando o fluxo de dólares e, com isso, o dólar fica mais baixo.
O ministro afirmou que embora alguns setores, como o de calçados e têxteis, estejam sofrendo com a valorização do real, no conjunto houve aumento do volume e preços das exportações.
Palocci também disse não estar certo sobre o tamanho da influência dos juros altos na queda do dólar. Segundo ele, essa influência poderá ser avaliada, agora, quando haverá um período de queda dos juros. Ele também avaliou a crítica feita por um deputado sobre o fato de investidores que trouxeram um dólar ao país há três anos terem dois dólares hoje.
– Assim como quem trouxe um dólar num determinado momento sai com dois noutro, há situações em que quem trouxe dois dólares sai com apenas um. O câmbio flutuante tem esse problema, o danado flutua – disse o ministro.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.