| 19/11/2005 14h37min
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse neste sábado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria assumir logo que vai tentar a reeleição em 2006. Segundo ele, a questão eleitoral está muito presente no país e, por isso, a indefinição de Lula sobre sua candidatura deixa o debate dissimulado. Numa entrevista concedida ontem, o presidente disse que seria candidato à reeleição, mas depois voltou atrás afirmando que tinha cometido um lapso.
– Eu acho que a questão eleitoral está muito presente. Tanto, que quando o presidente Lula assumiu a candidatura, eu achei que, do ponto de vista tático, era a melhor coisa que ele poderia fazer. Mas ele considerou um ato falho, então, paciência – disse Calheiros, depois de participar de cerimônia no Congresso Nacional em homenagem ao Dia da Bandeira.
O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), que também participou da cerimônia, apoiou Calheiros:
– Eu concordo. Já que a disputa eleitoral está tão acirrada e foi lançada a campanha eleitoral, talvez o melhor fosse todos assumirem que há uma disputa e que ela tem repercussão eleitoral.
Rebelo afirmou que se os protagonistas do debate eleitoral ficassem claramente identificados, a população teria mais consciência do que está em jogo hoje no Congresso Nacional. Ele, no entanto, destacou que a questão eleitoral não pode ser colocada acima dos interesses da população e do país.
– Os interesses partidários são importantes, são legítimos, mas não podem se colocar acima dos interesses da população e do Brasil.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.