| 16/11/2005 23h48min
Suíça, Austrália, República Tcheca, Trinidad e Tobago e Espanha garantiram hoje vaga na Copa do Mundo da Alemanha, que será disputada em 2006, ao passarem por suas respectivas eliminatórias da repescagem por vagas no Mundial. Ficaram pelo caminho Uruguai, bicampeão mundial, Turquia, terceira colocada na última Copa, Noruega, Barein e Eslováquia.
Triste foi a despedida dos sul-americanos, que perderam hoje para a Austrália na disputa por pênaltis por 4 a 2 em Sydney, após derrota por 1 a 0 no tempo normal - mesmo placar do jogo de ida. A equipe da Oceania viveu um dia de glória, ao carimbar passaporte para a Copa pela segunda vez na história. A outra foi, curiosamente, para disputar o Mundial da Alemanha, em 1974. Os australianos, dirigidos pelo técnico Guus Hiddink, se vingaram da última repescagem, quando foram eliminados pelos uruguaios.
Outro destaque foi Trinidad e Tobago, dirigido pelo também holandês Leo Beenhakker, que bateu por 1 a 0 fora de casa o Barein e garantiu presença em um Mundial pela primeira vez. O zagueiro Dennis Lawrence, que atua no futebol inglês, marcou o gol da vitória da equipe caribenha e enterrou as dúvidas surgidas após o empate por 1 a 1 no confronto disputado em Port of Spain na última semana.
No continente europeu, não houve grandes surpresas, a não ser a eliminação da Turquia para a Suíça. Em Istambul, a equipe da casa não conseguiu virar o placar de 2 a 0 adverso construído na primeira partida. Mesmo com a vitória por 4 a 2, ficou fora do Mundial.
Os turcos até tiveram tempo para mudar a história, apesar de terem sofrido um gol logo a 2 min, marcado por Alexander Frei, de pênalti. A reação do time da casa pôde ser sentida com os gols de Tuncai Sanly (dois) e Necati Ates, de pênalti.
Mas Streller jogou por terra as esperanças de classificação turcas, ao marcar o segundo da Suíça a seis minutos do final e fazer a diferença no placar geral no número de gols marcados fora de casa. Tuncai voltaria a marcar para a Turquia, mas não seria suficiente.
Menos intenso foi o confronto entre Espanha e República Tcheca. A seleção ibérica já havia construído placar de 5 a 1 no jogo de ida em Madri, e administrou o empate sem grandes sobressaltos hoje em Bratislava, apesar do gol inicial marcado por Holosco. As entradas de Fernando Morientes e David Villa no segundo tempo, nos lugares de Fernando Torres e Raúl, foram responsáveis pelo gol de empate dos visitantes. Villa espantou a zebra ao definir o marcador após passe de Morientes.
Em Praga, a República Tcheca voltou a vencer a Noruega por 1 a 0, destacando sua superioridade nos dois confrontos. Tomas Rosicky, no primeiro tempo, marcou o único gol do jogo, que recolocou os tchecos em uma Copa do Mundo.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.