| 16/11/2005 12h43min
O índice de preços ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos foi de 0,2% em outubro, um décimo a mais que o calculado pelos analistas, informou hoje o Departamento de Trabalho.
Em setembro o IPC subiu para 1,2%, no maior aumento mensal em 25 anos.
O núcleo do IPC, ou inflação subjacente que exclui os preços mais voláteis da energia e dos alimentos, aumentou 0,2% em outubro, após uma alta de 0,1% durante cinco meses.
A desaceleração no aumento dos preços em outubro refletiu uma queda de 0,2% nos custos da energia que contrastou com um aumento de 12% em setembro, um mês marcado pelos furacões que afetaram a extração de petróleo e gás no Golfo do México e o refino de hidrocarbonetos na Louisiana e no Texas, no sul dos Estados Unidos.
O Departamento de Comércio também informou que as reservas das empresas subiram 0,5% em setembro, no maior aumento em oito meses.
As vendas totais das empresas aumentaram 0,6% em setembro, após uma alta de 0,7% em agosto.
Entre janeiro e outubro, o IPC cresceu a um ritmo anual de 4,9%, comparado com um aumento de 3,3% em 2004 inteiro.
Esta aceleração responde a um aumento substancial dos preços da energia este ano, que subiram a um ritmo anual de 37,1% nos 10 primeiros meses, contra o um aumento de 16,6% dos preços da energia em 2004.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.