| 14/11/2005 15h48min
Os pecuaristas enfrentam perda de renda desde o segundo semestre de 2003, com aumento dos custos de produção e queda dos preços pagos pelo boi gordo. Esse problema é comprovado por meio de estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).
A edição mais recente do estudo mostra que entre janeiro e setembro deste ano o valor recebido pelo pecuarista pelo boi caiu 15,49%, enquanto que os custos de produção subiram 5,21%. Segundo o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, havia expectativa de recuperação dos preços pagos pelo gado a partir de outubro. O surgimento de focos de febre aftosa em municípios do sul do Estado de Mato Grosso do Sul, entretanto, atrasou o realinhamento dos preços e, portanto, mantém achatada a renda da pecuária de corte.
Na próxima quarta-feira a CNA apresenta a análise do mercado
de boi gordo e as perspectivas
do segmento para o restante do ano, incluindo projeções de exportações. O cenário atual da pecuária de corte brasileira será tema de entrevista coletiva que Antenor Nogueira concede às 14h30min do dia 16, na sede da CNA, em Brasília.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.