| 14/11/2005 10h12min
Desde a última sexta, dia 11, está liberada a realização de eventos agropecuários em todo o Estado do Paraná, exceto nos municípios de Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá e em outras localidades que tenham animais provenientes desses municípios, que continuam interditados por suspeita de focos de febre aftosa.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, assinou a Resolução Nº 098/2005, que mantém o controle oficial dos rebanhos no raio de dez quilômetros das propriedades onde foi constatada a suspeita da enfermidade, nos municípios de Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios.
De acordo com a resolução, nos quatro municípios os eventos com espécies não suscetíveis à febre aftosa poderão ser autorizados mediante prévia análise de risco da Divisão de Defesa Sanitária Animal. O estudo para comprovar a ausência do vírus será realizado, aleatoriamente, em propriedades escolhidas pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura.
Segundo o documento, que substitui a Resolução 093/2005, a saída de animais das propriedades escolhidas só será autorizada quando os mesmos forem destinados ao abate imediato, mediante acompanhamento do serviço oficial. O documento esclarece também que a vacinação do gado contra a febre aftosa nessas propriedades só será realizada após conclusão do estudo de atividade viral, visto que o procedimento é necessário para evitar interferência nos resultados dos exames.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.