Notícias

 | 11/11/2005 11h00min

Oposição quer recontar assinaturas do pedido que prorroga CPI

Parlamentares retiraram apoio e comissão pode terminar neste ano

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios podem ser encerrados mesmo em 12 de dezembro. Um requerimento prorrogando os trabalhos por 120 dias não conseguiu o número necessário de assinaturas de parlamentares. Como faltou apenas uma assinatura, a oposição anunciou a intenção de pedir hoje a recontagem das assinaturas.

Originalmente, o requerimento tinha a assinatura de 218 deputados e de 32 senadores e foi lido em sessão do Congresso na manhã de ontem. Era preciso o apoio de 171 deputados e de 27 senadores, o equivalente a um terço da composição de cada Casa do Congresso. Como resultado da articulação do governo, várias assinaturas foram retiradas do documento até o prazo final, à meia-noite de ontem, inviabilizando a prorrogação.

A tentativa dos petistas de derrubar o requerimento começou na sessão do Congresso Nacional. O deputado Gilmar Machado (PT-MG) levantou questão de ordem contra a prorrogação, sob o argumento de que a dilatação do prazo não poderia extrapolar o fim da atual sessão legislativa, que se encerra em 31 de dezembro. O presidente do Senado, Renan Calheiros, indeferiu a proposição de Machado e apoiou a idéia dos oposicionistas de que o prazo de prorrogação da CPI somente não poderia adentrar o período de uma nova legislatura, conforme o Regimento Interno do Senado, que subsidia o Regimento Comum nessa situação.

AGÊNCIA SENADO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.