Notícias

 | 11/11/2005 10h26min

Produção industrial tem queda de 2,8% em setembro no RS

Indicadores de períodos mais abrangentes também apresentaram redução

A indústria gaúcha apresentou queda de 2,8% na produção em setembro, em comparação com 2004. Também registraram queda os indicadores para períodos mais abrangentes: -3,3% no acumulado no ano e -1,9% no acumulado nos últimos 12 meses, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado se inclui entre as oito regiões, das 14 pesquisadas, que apresentaram queda na comparação com setembro do ano passado. Apesar do resultado negativo, a média nacional subiu 0,2%.

Segundo o indicador mensal do Rio Grande do Sul, o recuo de 2,8% foi conseqüência, sobretudo, da desaceleração observada em oito dos 14 ramos pesquisados. Os maiores impactos negativos vieram de calçados e artigos de couro (-15,5%), produtos de metal (-22,5%) e máquinas e equipamentos (-11,5%). Por outro lado, as maiores influências positivas no cômputo geral vieram de refino de petróleo e produção de álcool (44,5%) e de veículos automotores (10,0%).

Em bases trimestrais, a indústria gaúcha completou o terceiro trimestre com taxas negativas, acentuando a desaceleração na passagem do segundo (-2,9%) para o terceiro (-3,6%). Nesses dois períodos, oito dos 14 ramos pesquisados diminuíram a produção, com destaque para calçados e artigos de couro, que passou de 5,2% para -10,1%, e alimentos (de 2,9% para -2,4%).

No indicador acumulado no ano, máquinas e equipamentos (-19,2%) exerceu o principal impacto negativo. Outras contribuições negativas importantes vieram de outros produtos químicos (-6,0%) e de fumo (-4,5%). Em sentido contrário, alimentos (2,6%) e refino de petróleo e produção de álcool (3,2%) exerceram as maiores pressões positivas.

IBGE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.