| 08/11/2005 14h39min
As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, provocaram reações imediatas da oposição. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que Lula cometeu um equívoco de avaliação ao afirmar que não há provas contra o deputado José Dirceu (PT-SP).
No programa, o presidente declarou que Dirceu terá o mandato cassado por pressões políticas da sociedade. Osmar Serraglio ressaltou que configuram provas contra José Dirceu os depoimentos do ex-deputado Roberto Jefferson, do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri e do empresário Marcos Valério, além das investigações da CPI.
O ataque mais inflamado partiu do líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), que acusou Lula de ter mentido durante a entrevista, comparando-o ao personagem Pinóquio.
– Lula está se tornando uma figura parecida com o Pinóquio. Em alguns momentos da entrevista, parecia que o nariz dele iria crescer – afirmou.
Diante desta declaração, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), saiu em defesa do presidente. Ele afirmou que as respostas de Lula estiveram dentro do previsível.
– Creio que, com os elementos disponíveis, o presidente reafirmou o que as investigações demonstraram. Não há mensalão e há o caixa dois envolvendo vários partidos – disse.
Sobre as acusações da oposição, Chinaglia classificou de "uma atitude de desequilíbrio" o fato de um parlamentar com cargo de representação criticar desta maneira o presidente.
O líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), também considerou que, em linhas gerais, a entrevista de Lula foi positiva, levando em conta as dificuldades que está enfrentando e a situação de fragilidade do governo. Ele observou que o presidente não se furtou a responder as perguntas. Para Casagrande, o ponto fraco da entrevista foi Lula contestar evidências, como as de transferências de dinheiro à base aliada.
– Afirmar que não teve repasse não é acertado. O que pode não ter havido é o repasse mensal – afirmou.
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, fez duras críticas a Lula.
– Trata-se do maior mar de lama que esse país já viu. Dizer que essa crise é hilariante é, realmente, estar completamente fora da realidade. Se o mensalão é uma fantasia, se o deputado Roberto Jefferson é uma fantasia, se é fantasia o Marcos Valério e tudo o mais que foi apurado até agora nas CPIs, isso é estar realmente fora da realidade – disse Busato.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.