Oktoberfest 2008 | 10/10/2008 08h49min
O que faz lembrar a Oktoberfest? Um caneco de chope? O Vovô Chopão? A rainha da festa? A gastronomia alemã? Danças típicas? Não é preciso escolher uma única opção. É justamente por ter tantos elementos associados ao evento que, de alguma forma, todos apareceram no material de divulgação da festa desde a primeira edição, em 1984.
Quem acompanha a Oktober desde o início deve lembrar que era do Vovô Chopão a responsabilidade de convidar as pessoas para a festa. Ele ilustrou os nove primeiros cartazes, até a criação de um concurso para eleger o desenho que divulgaria a 10ª edição.
- Quando a Oktober surgiu, não havia internet, computador e nem verba como hoje. Então, aproveitávamos o mesmo todos os anos. Só mudava a data e a edição - explica o publicitário Luiz Cé, 57 anos, criador do Vovô Chopão.
O curioso é que o personagem surgiu antes da festa, em 1978, para ilustrar materiais publicitários ligados ao turismo. Ganhou dimensão no Jornal da Criança,
publicado no Santa, e nas tirinhas de
Cé.
- A partir de 1984, a figura ficou caracterizada no Brasil inteiro como a marca da Oktoberfest. Ainda hoje essa imagem é associada a Blumenau e à festa - garante Cé.
Com o passar dos anos e o crescimento do evento, os cartazes também evoluíram. Além de desenhos, apareceram as fotografias. Nas edições recentes, a intenção foi evitar que o chope fosse o elemento principal. Este ano, quem estampa o cartaz é a rainha Michelly Elli Cisz.
- Queremos retratar um novo momento da Oktober, tirando o tom de festa da cerveja. Tentamos resgatar a tradição familiar - explica o diretor de criação Rogério Alves, da Propague, agência que elabora os cartazes há três anos.
Para ele, é fundamental um modelo diferente a cada ano. É a peça-chave, o ponto de partida.
- O cartaz é a peça mais nobre da comunicação impressa. É ele que acaba dando o tom para o resto do material de divulgação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.