Notícias

Obama no Brasil  | 20/03/2011 15h28min

Em discurso no Rio, Obama promete voltar em 2016 durante as Olimpíadas

Presidente dos EUA defendeu mais uma vez a parceria com o Brasil para gerar empregos

Atualizada às 17h09min

Em discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o presidente dos EUA, Barack Obama, falou sobre a relação bilateral entre os dois países. O americano reforçou, mais uma vez, necessidade de parcerias entre EUA e Brasil. Ele destacou a força da economia das duas nações e a importância da luta contra as injustiças e o preconceito. 

Em tom descontraído, lembrou a disputa entre o Rio de Janeiro e Chicago para sede das Olimpíadas de 2016. Afirmou que não apoiou a candidatura da capital fluminense, claro, mas garantiu que retornará ao país em 2016.

— Se os Jogos Olímpicos não podem ser em Chicago, não há outro lugar no mundo que eu quissesse mais que recebesse os jogos do que o Rio de Janeiro — afirmou.

Obama reconheceu os avanços o Brasil contra a desigualdade social e a necessidade da liberdade de expressão. Segundo ele, "a cada dia, o Brasil é um país que apresenta mais soluções. Ajuda os outros países a eliminar pobreza e doenças".

— O Brasil é hoje uma democracia plena, onde as pessoas tem liberdade de falar o que pensam. (...) A democracia é o maior parceiro do progresso humano. (...) Ela deve ser fortalecida ao longo do tempo. Nenhuma nação deve impor seus desejo sobre outra nação. Todos buscamos a liberdade e queremos ser ouvidos — disse.

O presidente dos EUA reverenciou também a trajetória da presidente Dilma Rousseff.

Confira alguns trechos do discurso de 23 minutos de Obama:

PARCERIA BILATERAL

"Tenho certeza que vamos ter prosperidade. Trabalhamos juntos durante a crise financeira. Sabemos o que é necessário para manter nossas economias. Precisamos de um compromisso com a inovação e a tecnologia. Precisamos de infraestrutura moderna. EUA e Brasil devem expandir seus investimentos para gerar novos empregos. Vamos aumentar nossas relações".

GUERRA
"Juntas, nossas duas nações também podem ajudar a defender a segurança dos nossos cidadãos. Queremos um mundo sem armas nucleares. Da África ao Haiti, estamos trabalhando para combater a fome, doenças e a corrupção que podem apodrecer uma sociedade".

DEMOCRACIA E LIBERDADE
"A cada dia, o Brasil é um país que apresenta mais soluções. Ajuda os outros países a eliminar pobreza e doenças.O Brasil é hoje uma democracia plena, onde as pessoas tem liberdade de falar o que pensam. (...) A democracia é o maior parceiro do progresso humano. (...) Ela deve ser fortalecida ao longo do tempo. Nenhuma nação deve impor seus desejo sobre outra nação. Todos buscamos a liberdade e queremos ser ouvidos. Milhões foram retirados da pobreza e a esperança está voltando para lugares onde o medo costumava reinar"


Acompanhe ao vivo a visita de Obama:



>>>Veja o que se espera da visita de Obama
>>> Confira a agenda de Obama no Brasil
>>> Relembre as visitas de presidentes dos EUA:

Montagem sobre fotos do Banco de Dados ZH

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.