Notícias

 | 26/02/2011 15h50min

Países do Conselho de Direitos Humanos da ONU pedem suspensão da Líbia

Cúpula da Organização está reunida para decidir sobre sanções ao país árabe

Os países integrantes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas pediu, no final desta semana, a suspensão da Líbia do órgão que vela pelas garantias fundamentais. A cúpula da Organização está reunida na tarde deste sábado para decidir sobre sanções ao país norte-africano. Entre elas pode estar a suspensão da venda de armas.

A recomendação para que a Líbia seja excluída do Conselho de Direitos Humanos é parte da resolução adotada por consenso no órgão "em vista das violações graves e sistemáticas aos direitos humanos por parte das autoridades líbias". Para que um integrante do Conselho seja suspenso, é preciso que um terço da Assembleia Geral da ONU esteja de acordo com a medida, que nunca foi aplicada.

O documento acordado entre os países integrantes do órgão também propõe o envio de uma missão investigadora para determinar se foram cometidos crimes contra a humanidade. O texto, resultado de uma sessão de emergência do Conselho, condenou energicamente os ataques indiscriminados contra os civis, as execuções extrajudiciais e a detenção e tortura aos opositores do regime.

AFP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.